Artigos
DEMITIU, CORTOU CUSTOS... ESTÁ PRONTO PARA A RETOMADA?
Sua empresa demitiu pessoal, reduziu custos, ficou mais enxuta... mas, estará pronta para a retomada? Qual o hiato criado pela perda de conhecimentos (processos e rotinas), seus impactos sobre a cultura organizacional e os decorrentes da interrupção de parcerias estratégicas sobre sua capacidade competitiva? Como e com que suprir esse hiato com o que restou na empresa?
Leia o artigo completo aqui!
Análise de Sensibilidade aplicada a Projetos Imobiliários
​
Análise de Projetos Imobiliários usam cenários prospectivos que, em tese, cercariam suas nuances e permitiriam uma melhor tomada de decisões aos incorporadores. Entretanto, o longo período de realização desses projetos os expõe a oscilações de toda ordem nas suas variáveis mais relevantes. A Análise de Sensibilidade proposta pela Pesquisa Operacional (PO) propõe-se otimizar essa tomada de decisões
Quer saber mais? clique aqui!
MTIR é aplicável a Estudos de Viabilidade de Empreendimento Imobiliários?
Em alguns casos a TIR apresenta falhas conceituais que restringem seu uso... Proposta da MTIR é sanar tais falhas; mas, será que ela se aplicaria à análise de Projetos Imobiliários? O artigo debate o tema e conclui que não só não se aplica, como principalmente, recomenda não apresenta-lo a incorporadores e financiadores.
​
Quer saber mais? clique aqui!
ANÁLISE SWOT APLICADA À IMPLANTAÇÃO DO CARRO ELÉTRICO SOB A ÓTICA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
​
A implantação do carro elétrico sob a ótica da construção civil demanda soluções que atendam anseios de uma sociedade cada vez mais engajada na preservação do meio ambiente e cuidados à saúde pública. Assim, a pesquisa tem por finalidade estudar e analisar qual o papel da construção civil nesse processo, haja vista que o carro elétrico demandará do desenvolvimento de infraestrutura viária e urbana que contribua à sua eletromobilidade. O artigo decorre de pesquisa exploratória que analisa, tanto o estado da arte em que se encontra essa implantação no Brasil e no mundo, quanto o estágio de desenvolvimento da construção civil brasileira para encarar o desafio. Para tanto, se recorre à Matriz SWOT como ferramental analítico com propósitos de organizar respostas e aventar considerações finais, além de ponderar estratégias de inserção para um setor que atua no país e no mundo e, eles apresentam diferentes graus de desenvolvimento.
Baixe a publicação pela revista Científica Uniabeu aqui!
IMPACTO DA TECNOLOGIA EMBARCADA EM CARROS ELÉTRICOS, INFRAESTRUTURA DE SMART HIGHWAYS E SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTES SOBRE O PROJETO GEOMÉTRICO.
​
Observações preliminares apontam que o impacto da tecnologia embarcada em carro elétrico, infraestrutura de smart highways e sistemas inteligentes de transportes sobre o projeto geométrico será de tal ordem que poderá inverter a influência atual que o carro tem, enquanto veículo de projeto, sobre o traçado das estradas, a ponto de permitir especular que no futuro será a estrada quem comandará o automóvel; tamanho o efeito esperado sobre conceitos consolidados nos elementos de projeto e parâmetros geométricos. Não bastasse a inversão de posições, enxerga-se ainda que o dinamismo promovido pelos avanços da tecnologia poderá forçar que a engenharia rodoviária tenha de incorporar flexibilidade, escalabilidade e capacidade adaptativa à concepção de projetos geométricos como forma de se inserir no contexto. O artigo decorre de pesquisa exploratória e analisa a tecnologia embarcada nessas macro variáveis, para a partir de premissas apoiadas no que trazem de inovação, amparadas que estarão na lógica que lhes dá sustentação, estimar os efeitos esperados do que poderá ser mudado daqui por diante.
​
Quer saber mais? baixe o Artigo Científico completo aqui.
​
Cálculo do Ponto de Equilíbrio de Empreendimentos Imobiliários
​
Das unidades comercializadas no empreendimento imobiliário, quantas vender para "empatar" Receitas e Despesas do Projeto? Veja neste artigo como estimar esse valor e com isto minimize sua percepção de risco e incerteza.
​
Quer saber mais? Leia aqui.
​
Fluxo de Caixa segmentado por Níveis de Disponibilidade ...
​
Porque nem todos os Pagamentos são urgentes ou tão relevantes ...
podemos segmentá-los por Saldos Intermediários e focar estratégias para cada bloco, otimizando o uso do dinheiro.
​
Quer saber mais? Leia aqui.
​
O Caixa é o que Interessa!
​
Sem dinheiro não tem Santo que dê jeito...
por isto, o cálculo do CG e da NCG não pode esperar
e nem ser concebido sob a ótica dos outros...
Assim, em casa podem ser cálculo pelo Fluxo de Caixa.
​
Quer saber mais? Leia aqui.
​
PIB e Inflação calculados nas Empresas
​
Aumente a capacidade analítica...
e veja a empresa num contexto marcoeconômico.
crie Cenários Prospectivos mais assertivos e
garanta Decisões Estratégicas mais robustas.
​
Quer saber mais? Leia aqui.
​